Greenpeace ▪ Voluntários do Rio de Janeiro

Grupo de Voluntários do Rio de Janeiro

Quilombo Solar – Bonito na teoria e na prática

1 comentário

Escrito e filmado por Luana Wirth, ela tem 26 anos é fotógrafa e voluntária do Greenpeace.

Na teoria ele já é bonito! Comunidades com acesso precário à luz, jovens estudando e se mobilizando para aprender, entender e executar algo que deveria ser uma prioridade para o poder público, mas não passa de um discurso em épocas de campanha eleitoral. Gente de bem fazendo o bem!

Na comodidade de acompanhar o desenvolver dessa história atrás da tela do computador eu sentia que estava perdendo uma experiência imperdível. E foi aí que surgiu um final de semana livre e um convite geral para um mutirão no Projeto Quilombo Solar. Como não me candidatar?

Chegando lá tive uma agradável surpresa. A viagem é longa, mas o destino é lindo.Pessoas animadas e engajadas buscando algo em comum, transformar!

Nossa queridíssima Vânia, coordenadora do projeto, nos passou as metas do final de semana. O que muitos considerariam uma bagunça, nós iríamos transformar em aquecedor de água movido a energia do Sol. Material composto de 200 garrafas pets, 200 caixas tetrapak, canos PVC, tinta, luvas, pincéis, tesouras, estiletes, serrotes, martelo, pregos, toras de madeira, fitas, cordas e muita boa vontade!

No meio disso tudo, surpresas e aprendizados. Desde entender como funciona o efeito de termo sifão que faz com que a água aquecida pelo Sol em nosso aquecedor solar suba de volta à caixa d’água, o que vai gerar uma economia de 30% na conta de luz com a saída do chuveiro elétrico, até um passeio pela comunidade para calcular a radiação solar dos telhados com potencial para receber placas solares.

Foram dois dias de muito trabalho, novas amizades, descobertas, risadas, sorrisos e lembranças que vão me acompanhar para sempre.

Após o final dessa etapa, posso apenas dizer que não vejo à hora de ir à inauguração dos sistemas solares – um para gerar eletricidade com placas fotovoltaicas e outro para aquecer a água do banho, que estão sendo instalados nessa casa da comunidade do Quilombo do Grotão, que é extremamente simbólica e repleta de significados. O que acontece ali é o exemplo do poder que temos de transformar. Neste processo transformamos o nosso entorno e, sem perceber, a nós mesmos.

Um mundo melhor é possível e a experiência de trabalhar por ele tem como resultado um sorriso enorme e sincero, e claro, um gostinho de quero mais!

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Quilombo Solar – Bonito na teoria e na prática

  1. Adorei! Todos são bem vindos ao Projeto Quilombo Solar!!!! Parabéns, Luana!

Escreva o seu comentário aqui. Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s