Greenpeace ▪ Voluntários do Rio de Janeiro

Grupo de Voluntários do Rio de Janeiro

Lavando madeira pra fora – Ação em Belém

Deixe um comentário

Imagem
Escrito por Luiz Paulo “Vinil” Voluntário do Greenpeace Rio
Dia 15 participei de uma grande ação, que envolveu 52 pessoas entre voluntas e staff. Um avião, 4 barcos e alguns carros.
Voluntas de todos os grupos locais, a maioria bem experiente, alguns novatos, o ex coordenador do grupo do Rio (Gabriel) e um amigo que trabalhou comigo no aeroporto de Guarulhos que foi convocado para dar aquela força na equipe vertical. Liderei a equipe tendo como consultor o nosso lendário Bagre.
        Minha ida a Belém foi uma maratona…Tive que ir ao escritório de SP buscar os equipos e ao todo demorei 24horas até Manaus, onde passei uns dias  ajudando na logística. A ida até Belém foi uma aventura a parte, 5hs no avião monomotor do green :) Quem acha que já voou com turbulência nunca voou num teco teco (com todo o respeito).
        Em solo paraense foi aquela correria para preparar barcos, treinar com a equipe, arrumar equipamentos e na última hora, na véspera de partir para Belém um outro amigo de trabalho e escalador rompeu o ligamento do pé num acidente doméstico…Isso mesmo aos 30 do segundo tempo perdi um membro da equipe que já estava bem enxuta… Por sorte a atividade foi adiada em dois dias o que nos deu uma certa margem de manobra.
          Confesso que estava com um medo foderozo desta ação, especialmente pelo histórico violento das ações na região. E como todos sabemos o setor madeireiro carrega um monte de mortes nas costas.
Me via amarrado a uma tora e indo lentamente de encontro a uma enorme serra igual a cenas de desenho animado.
Madeireiros violentos, governo corrupto e PM eram os principais motivos para a adrena ficar quebrando recordes a cada minuto!! Quase na hora do inicio da ação a policia já estava bem desconfiada e durante nossa ida de barco até o porto do alvo, uma lancha da marinha chegou a rumar em nossa direção, porém sem nos fazer parar, foi só o susto mesmo.
         Na hora do desembarque, tivemos que desembarcar numa enorme balça que estava descarregando toras e a lateral metálica e sem atrito fez com que um dos botes perdesse o controle e por um triz não tivemos um acidente.
Problema 2… a rampa que nos daria acesso ao porto e que foi vista nas imagens aéreas não estava no lugar e fomos obrigados a pular da balça para o porto.
         Momento cagaço 1…. alguém nos passa por rádio que um dos reportes já havia trabalhado na empresa e alertou que a segurança era armada e o dono era MUITO violento! (pronto, lá vai o Vinil para a serra) Mesmo todo borrado continuei a caminhada escoltando o banner até o galpão.
          Momento cagaço 2 (bem pior que o um): a equipe que colocou o banner no chão estava a nossa frente e do nada viraram e começaram a correr na nossa direção. Pronto, os caras estão vindo com moto serra em punho, FODEUUU!!! Alarme falso só estavam voltando para um local melhor para o banner UFA!
         Dai para frente as coisas correram mais ou menos como o planejado, tirando o banner grande que seria colocado no arco do galpão mas acabou sendo colocado na lateral tudo foi 100%. Pedi para o Ag para que a equipe de vertical saísse do local o quanto antes para que a já ultra reduzida equipe de vertical não ficasse com alguma transação penal e impedida de realizar novas ações. Assim foi feito, com o OK dos fotógrafos abandonamos o local e voltamos para o barco.
         O dono da empresa (que não é bobo) orientou a não tocar nos ativistas e tudo foi super tranquilo.
Alguns funcionários chegaram a perguntar pq já estávamos indo. Rolaram fotos com os ativistas e declarações negativas sobre a empresa e seus fornecedores…Eles trabalham desta maneira pq não tem escolha, por eles seria tudo dentro da lei. A ação marcou o retorno da questão madeira pelo GP e vários escritórios no exterior acompanharam a ação e a repercussão já é global.
Para quem ainda não viu segue o link do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=pi3aga1bTJk
Imagem
Equipe reunida
Imagem
Anúncios

Escreva o seu comentário aqui. Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s