Greenpeace ▪ Voluntários do Rio de Janeiro

Grupo de Voluntários do Rio de Janeiro

Um Ponto Verde Mais Que Iluminado

Deixe um comentário

Imagem

Por Marcella Melo – Voluntária do Greenpeace Rio

Domingo, 27 de Outubro, 8 horas da manhã.

Acordamos bem cedo, o que não é um costume para a maioria das pessoas em um dia de domingo.

A galera se encontrou na Praça XV em frente a estação das barcas pra mais um dia de trabalho, diversão e troca de experiências.

Tomamos um café da manhã super reforçado dentro da barca, com uma das vistas mais lindas do nosso Rio de Janeiro… A Baía de Guanabara!

E com aquela brisa fresca batendo em nossos rostos, eu tive a certeza de que o dia ia ser mais que perfeito.

Chegamos naquela pequena ilha chamada de Paquetá, fazia tempo que o grupo não ancorava por ali.  Aproximadamente 1 ano.  Porém, os moradores lembraram de nós e estavam felizes com a nossa presença.

Nós do Greenpeace somos uma das únicas ONGs a visitar aquele pequeno lugar, tão único e tão carente de informação.

Pra começar bem o nosso dia, uma tarefa diferente: montar o novo fogão solar.

A tarefa atraiu a curiosidade das pessoas que passavam, para nós a união e o trabalho em equipe foram a junção perfeita para desvendarmos os mistérios daquele novo artefato.

Tudo pronto! Começamos as atividades…

As pessoas que passavam se sentiam atraídas por todas as peças que compõem o Juventude Solar.  Um projeto inovador, que desperta a curiosidade e a vontade de aprender de qualquer um que vê ou ouve a gente falar sobre os benefícios da energia solar.  Energia essa que temos de sobra em nosso país e que devemos não só divulgar mas também lutar para que isso possa fazer parte do nosso futuro.

Continuamos as nossas abordagens levando as pessoas a conhecerem as outras campanhas – desmatamento zero e a libertação dos 30 no Ártico.

Notamos que com a repercussão na mídia sobre a prisão dos ativistas, as pessoas estão muito preocupadas em saber mais informações e também em poder ajudar de alguma maneira.  Também encontramos pessoas que confundem as manifestações e confusões atuais, com o fato dos ativistas estarem presos lá na Rússia.  Então, tivemos a oportunidade de explicar melhor o que aconteceu com eles e o porquê desta atitude da Rússia ser tão errada.

Depois de um dia longo e de muita troca de informação com várias pessoas, tivemos a certeza de termos plantado dentro de cada um que cruzou conosco inovação, informação e até esperança para os mais céticos que não acreditam que podemos transformar o nosso mundo em um mundo melhor.

Fomos embora com a certeza de que nosso dia foi ganho e a gratidão que sentimos depois deste PV não tem preço porque ela vem de dentro!

Até o próximo encontro!

Clique aqui para ver todas as fotos da atividade

[Na foto abaixo um menininho morador de Paquetá que viu pela primeira vez a energia solar, e comeu o primeiro ovo frito feito em um fogão solar]

Imagem

Anúncios

Escreva o seu comentário aqui. Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s