Greenpeace ▪ Voluntários do Rio de Janeiro

Grupo de Voluntários do Rio de Janeiro

Ato público – Água Negra

2 Comentários

Por Rafael Daguerre, voluntário.

Hoje, alguns voluntários participaram do Ato Público ÁGUA NEGRA em defesa da água, em defesa da vida. Por duas horas os voluntários estiveram ao lado de outras organizações ambientalistas e animalistas, em frente à Petrobras. Com faixas, cartazes, encenação teatral e discursos, informamos ao público que transitava sobre os males que a estatal petrolífera vêm causando ao meio ambiente.

Essa é uma luta interminável. A luta contra a indústria petrolífera. O antigo exemplo de Davi e Golias nos caberia aqui – sendo que aqui, Golias, é bem mais poderoso. O Golias aqui discutido, a tão enaltecida estatal (na verdade, nem tão estatal assim) Petrobras, simplesmente, vem cometendo crimes ambientais sem precedentes; e claro, com a complacência dos órgãos fiscalizadores: IBAMA, INEA e ANP. É a velha briga contra o poder econômico; poder que a coloca num patamar onde os “fins justificam os meios”. Infelizmente, muitas pessoas ainda pensam assim.

Por exemplo: o processo de licenciamento da COMPERJ (Refinaria da Petrobras em construção – Itaboraí) é imoral e tem provocado uma série de conflitos com as populações tradicionais, o que levou à morte de quatro pescadores artesanais de Magé. É isso mesmo: quatro pessoas foram assassinadas. A Petrobras sequer se manifestou ou procurou investigar o problema. Planeja-se que os efluentes industriais (compostos de: óleos, graxas, fenóis, cianetos e outros venenos), altamente perigosos, venham a ser despejados no litoral de Itaipuaçu, impactando suas ilhas, praias de Maricá, a vida marinha, como também a área marinha do Parque Estadual da Serra da Tiririca, as praias de Itaipu, Itacoatiara, Camboinhas, Sossego e Piratininga, e também, ilhas oceânicas de Niterói.

É inadmissível que fiquemos assistindo passivamente tantos crimes. Como ficamos, por exemplo, com a transformação da Baía de Guanabara que hoje nada mais é do que uma latrina de dejetos químicos e industriais – isso sem falarmos das praias. Todos são crimes seríssimos, pois afetam a qualidade de vida de milhares de pessoas. Infelizmente são temas pouco divulgados e, consequentemente, desconhecidos do grande público.

Mais um triste detalhe: é realmente assustador observar os funcionários (não todos, claro) que, ao passar por nós – enquanto protestávamos –, sorriam com ar de deboche, de certa “superioridade”. Como se fôssemos nós, os ingênuos. É triste perceber que certas pessoas preferem se enganar; talvez, para não perderem o emprego; talvez, simplesmente não se importem. Não sei. Assim, voltamos a velha máxima escrita acima, que serve para todos nós e não somente para grandes empresas: os fins justificam os meios?

Assinam o Ato Público:
Sociedade Vegetariana Brasileira – Grupo Rio, Grupo Katumbaia, Harmonização dos Animais na Terra – HAT, Divers For Sharks, Centro de Estudos do Mar Onda Azul, Organização 350, Aliambra, Fórum dos Afetados pela Indústria do Petróleo e Petroquímica, Rede Ambiente TV, Associação Rio Antigo de Ecologia e Cultura, Rede Alerta contra o Deserto Verde Fluminense.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Ato público – Água Negra

  1. Voluntários participam e Greenpeace não assina o Ato Público?

    “Hoje, alguns voluntários participaram do Ato Público ÁGUA NEGRA em defesa da água, em defesa da vida.” […] “Assinam o Ato Público: Sociedade Vegetariana Brasileira – Grupo Rio, Grupo Katumbaia, Harmonização dos Animais na Terra – HAT, Divers For Sharks, Centro de Estudos do Mar Onda Azul, Organização 350, Aliambra, Fórum dos Afetados pela Indústria do Petróleo e Petroquímica, Rede Ambiente TV, Associação Rio Antigo de Ecologia e Cultura, Rede Alerta contra o Deserto Verde Fluminense.”

  2. A luta é difícil , sempre foi..mas eu acredito que um mundo melhor é possível! Parabéns pela atitude !

Escreva o seu comentário aqui. Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s