Greenpeace ▪ Voluntários do Rio de Janeiro

Grupo de Voluntários do Rio de Janeiro

Desmatamento Zero e a Natura

Deixe um comentário

O Grupo de Voluntários do Rio de Janeiro esteve presente no dia 22/09 no Morro do Turano, numa colaboração entre a Natura e o Greenpeace Brasil, com o Projeto Natura na Comunidade. A Natura está apoiando a campanha Desmatamento Zero, do Greenpeace Brasil. O Grupo já esteve em outras duas comunidades: Morro da Providência e Morro do Salgueiro.Morro da ProvidênciaPor Amanda Estefan, voluntária.

Cheguei na comunidade do Turano por volta de 13h 30m. Particularmente essas atividades nas comunidades têm me acrescentado bastante, não só por conhecer locais diferentes mas também por ter a oportunidade de conhecer uma realidade tão diferente da minha. Uma realidade próxima em termos de local, mas completamente distinta em termos culturais.

A maioria das pessoas que estavam participando da atividade eram crianças, e tivemos diversas apresentações realizadas pelos moradores da comunidade, como dança de salão, balé e Taekwondo. Consegui recolher assinaturas para a campanha do Desmatamento Zero de praticamente todos os adultos presentes no local, porém pude perceber que muitos deles assinavam sem compreender realmente a importância daquela assinatura. É difícil despertar o interesse e a conscientização ambiental de pessoas que passam por necessidades básicas diárias, e não possuem uma base educacional boa. Mostra o quanto é importante atrelar o trabalho ambiental ao trabalho social.

Ao final do dia, desenhei com as crianças e aproveitei essa oportunidade para plantar uma sementinha de conscientização em relação a importância das florestas para o nosso futuro. Não consegui encontrar o diretor da escola para poder falar um pouco sobre o projeto escola realizado pelo Greenpeace, mas deixei meu telefone e e-mail com uma senhora que trabalha na escola e que se disponibilizou para entrar em contato com o diretor.

No encerramento da atividade, a Natura sorteou alguns bonés e pulseirinhas do desmatamento zero. No total foram 23 assinaturas.

Anúncios

Escreva o seu comentário aqui. Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s