Greenpeace ▪ Voluntários do Rio de Janeiro

Grupo de Voluntários do Rio de Janeiro

Nuclear, não! BNDES financia a insegurança

1 comentário

Foi realizado na última segunda-feira, dia 25, um protesto em frente à sede do BNDES, no centro da cidade, no qual foi simulado um acidente nuclear. A intenção era não só chamar a atenção para os perigos de um acidente nuclear, mas também cobrar a suspensão do financiamento para a construção da usina de Angra 3.

Desde o acidente de Fukushima, governos de vários países já se mostraram contrários ao investimento em geração nuclear. Uma pesquisa realizada pelo Ibope revelou que 54% da população brasileira se opõe às usinas nucleares. Ainda assim, o BNDES pretende investir o dinheiro público em uma fonte de energia insegura, perigosa, cara e desnecessária apesar do nosso potencial de geração de energia renovável, limpa e segura a um custo muito menor.

A data não foi escolhida à toa: ontem, dia 26, completaram-se 25 anos do acidente nuclear de Chernobyl. O desastre, considerado o maior da história, continua a ter consequências e fazer vítimas (principalmente crianças) até hoje. Nas proximidades da cidade ucraniana – na época, pertencente à antiga União Soviética –, o leite, algumas frutas silvestres e cogumelos ainda apresentam níveis de contaminação por césio-137 muito acima do recomendado para a saúde humana.

Saiba mais:
Galeria de fotos
BNDES banca calhambeque atômico
Um tempo que nunca passa

Anúncios

Um pensamento sobre “Nuclear, não! BNDES financia a insegurança

  1. E hoje o grupo participou de mais uma atividade: Radiotividade para o almoço! Confiram a matéria emhttp://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Radioatividade-para-o-almoco/

Escreva o seu comentário aqui. Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s