Greenpeace ▪ Voluntários do Rio de Janeiro

Grupo de Voluntários do Rio de Janeiro

Protesto em ritmo de samba na França

Deixe um comentário

Aconteceu no último final de semana, durante a final do torneio French Masters de tênis, um protesto do Greenpeace contra os investimentos do banco BNP Paribas, patrocinador do evento, em energia nuclear.

Quatro ativistas brasileiros do Greenpeace dançaram um “samba de uma nota só” e levaram faixas dizendo “BNP, pare os investimentos radioativos” aos espectadores do jogo, muitos clientes do banco.

Do lado de fora do Palais Omnisport de Bercy, em Paris, seis ativistas penduraram dois banners de 11 metros quadrados também com a frase “Pare os investimentos radioativos”.

O BNP Paribas é o maior financiador do mundo de energia nuclear e está por trás da construção da usina de Angra 3. O banco insiste em investir em um programa nuclear perigoso e obsoleto ao invés de aproveitar o potencial do país de fonte de energias renováveis.

A construção de Angra 3 implicará em inúmeros problemas. Os equipamentos usados na construção do reator, por exemplo, são anteriores ao acidente de Chernobyl e, portanto, esperam no local há 25 anos. Além disso, só há uma estrada de acesso ao local e não há, em nenhum lugar do mundo, solução permanente e segura para a estocagem dos rejeitos nucleares.

“Os clientes do BNP deveriam exigir que o banco use seu dinheiro para apoiar uma corrida na direção de um futuro energético seguro e renovável, ao invés de ressuscitar um artefato perigoso”, afirma Jan Beránek, coordenador da campanha de nuclear do Greenpeace Internacional.

E você, já pediu que o BNP Paribas pare os investimentos nucleares? É só clicar aqui.

Saiba mais:

Galeria de fotos
Samba de uma nota só
Investir em nuclear é jogo perdido
Costs of the Angra 3 nuclear reactor

Anúncios

Escreva o seu comentário aqui. Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s