Greenpeace ▪ Voluntários do Rio de Janeiro

Grupo de Voluntários do Rio de Janeiro

DIA DA ÁRVORE

Deixe um comentário

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro prenuncia chegada da primavera (23), estação onde a natureza recupera toda a vida que estava adormecida no inverno.

O Brasil demonstrando zelo e respeito pelas árvores, represetantes de nossa imensa riqueza natural, há 30 anos formalizou então que o dia 21 de Setembro seria o DIA DA ÁRVORE .

Infelizmente o respeito e o zelo só são lembrados em um único dia do ano, pois o desmatamento está cada vez mais presente .

Do alto, do solo ou da água, a Amazônia brasileira é um impacto para os olhos. Por seus 6,9 milhões de quilômetros quadrados em nove países sul-americanos espalha-se uma biodiversidade sem paralelos. É ali que mora metade das espécies terrestres do planeta. Só de árvores, são pelo menos 5 mil espécies.

No Brasil, o bioma Amazônia cobre 4,2 milhões de quilômetros quadrados (49% do território nacional), e se distribui por nove estados.

Maravilhas à parte, o ritmo de destruição segue par a par com a grandiosidade da Amazônia. Desde que os portugueses pisaram aqui, em 1550, até 1970, o desmatamento não passava de 1% de toda a floresta. De lá para cá, em apenas 40 anos, o número saltou para 17% – uma área equivalente aos territórios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Você sabia que só no Brasil por ano são jogados na atmosfera 1,26 bilhão de toneladas de carbono por ano por causa de derrubadas e queimadas em florestas tropicais ?

O desmatamento na Amazônia é a principal contribuição do Brasil para o aquecimento global e 90% desse desmatamento é ilegal. Se o Estado cumprisse seu dever de fiscalizar e punir poderíamos evitar boa parte do agravamento da crise climática, evitando um enorme número de emissões de gases de efeito estufa.

No entanto, os ruralistas continuam a nos ameaçar com o famigerado projeto de reforma do Código Florestal. Uma reforma que visa mais privilégios a eles mesmos, os desmatadores, e que se aprovada da forma como está compromete todas as metas que o governo Lula estabeleceu em acordos internacionais.

Para celebrar o Dia da Árvore e denunciar estes absurdos o Greenpeace RJ realizará uma atividade em parceria com os ativistas da Associação Ambientalista Defensores da Terra.

Dia : 26 de Setembro de 2010
Local : Praia de Copacabana – em frente ao Copacabana Palace
Horário : 10h as 14h

Campanha de Amazônia do Greenpeace – Desmatamento zero já!

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Amazonia/

Anúncios

Escreva o seu comentário aqui. Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s