Greenpeace ▪ Voluntários do Rio de Janeiro

Grupo de Voluntários do Rio de Janeiro

Saco de jornal: dica para diminuir a quantidade de plástico no lixo

3 Comentários

Desde 16 de julho está em vigor a lei nº 5502, que determina que supermercados e estabelecimentos de médio e grande porte no estado do Rio de Janeiro substituam as sacolas plásticas por sacolas reaproveitáveis. O prazo de substituição destas sacolas é de 2 a 3 anos para microempresas e empresas de pequeno porte e de 1 ano para empresas de médio e grande porte.

Quem opta por não usar a sacola plástica ganha um desconto de R$ 0,03 a cada 5 itens comprados. Já o consumidor que devolver 50 sacolas plásticas ganha um quilo de arroz, feijão ou outro produto da cesta básica.

A lei pretende ajudar na preservação do meio ambiente através da mudança do comportamento de consumidores e comerciantes. As sacolas plásticas, apesar de úteis, poluem. O plástico demora até 100 anos para se decompor e são utilizadas cerca de 500 bilhões de embalagens desse tipo por ano no mundo.

A grande justificativa de muitas pessoas que dizem precisar das sacolas de plástico é para usá-las como embalagem de lixo. Realmente, não dá para não colocar o lixo em saco plástico, mas será que não dá para diminuir a quantidade de plástico no lixo?

Ao invés de usar diversos sacos plásticos ao longo da semana, use apenas um dentro de uma lixeira grande na área de serviço e encha-o por alguns dias com os pequenos lixos da casa (da pia, do banheiro, do escritório). Se o lixo é limpo, como de escritório (papel de fax, pedaços de durex, etc), pode ir direto para a lixeira sem proteção. No caso dos lixinhos da pia e do banheiro (absorventes, fio dental, cotonetes), o melhor substituto da sacolinha é o saquinho de jornal. Ele mantém a lixeira limpa, facilita na hora de retirar o lixo e é muito fácil de fazer, leva 20 segundos.

A ideia veio do origami, que ensina essa dobradura como um copo. Em tamanho aumentado, feito de folhas de jornal, o copo cabe perfeitamente na maioria dos lixinhos de pia e banheiro que existem por aí.

Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado.

Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.

Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.

Vire a dobradura “de barriga para baixo”, escondendo a aba que você acabou de dobrar.

Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:

Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.

Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.

Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:

Abrindo a parte de cima, eis o saquinho

É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo!


Pode parecer complicado vendo as fotos e lendo as instruções, mas faça uma vez seguindo o passo a passo e você vai ver que depois de fazer um ou dois você pega o jeito e a coisa fica muito simples. Daí é só deixar vários preparados depois de ler o jornal de domingo!

Anúncios

3 pensamentos sobre “Saco de jornal: dica para diminuir a quantidade de plástico no lixo

  1. Muito legal, galera!Eu fiz e deu certo. Agora já deixo vários saquinhos prontos.Um abraço.

  2. Muito legal, galera!Eu fiz e deu certo. Agora já deixo vários saquinhos prontos.Um abraço.

  3. Mt boa a ideia! Não parece ser tão dificil e resolve o problema de muitas pessoas que estao se sentindo carentes do saquinho pro lixo.

Escreva o seu comentário aqui. Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s