Greenpeace ▪ Voluntários do Rio de Janeiro

Grupo de Voluntários do Rio de Janeiro

O fim de semana foi de intensas atividades para o nosso grupo de voluntários!

3 Comentários

Na sexta-feira, dia 13, voluntários participaram do Trote Cultural do curso de Ciências Biológicas da UFF, na praia de Icaraí, em Niterói.

Levamos fantasias de animais marinhos, houve limpeza da praia, dinâmica, “Abraços grátis” e muito diálogo com a população.

Os calouros do curso de biologia fizeram cartazes com mensagens pedindo para a população preservar as praias, o planeta e não jogar lixo nas ruas.

O lixo recolhido da praia foi exposto no calçadão. Em seguida fizemos uma dinâmica onde os calouros tinham que separar o lixo de acordo com as cores universais da reciclagem.

Enquanto os calouros faziam o “Abraço Grátis”, pintados de tinta e vestindo nossas fantasias de animais marinho, nós aproveitavamos para conversar com os calouros e outras pessoas interessadas sobre o Greenpeace, a campanha de Oceanos, o problema do lixo no mar e o acidente da British Petroleum no Golfo do México. Entregamos aos interessados marca-livros do acidente da BP.

Também esteve presente a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), responsável pela limpeza e recolhimento do lixo em Niterói. Eles estavam com panfletos informativos sobre coleta seletiva e como fazer para cadastrar sua residência para participar dela.

Ao final da atividade, os alunos do curso de Biologia vieram nos abraçar e nos agradecer pela participação. Ficamos muito felizes e emocionados!

No domingo foi a vez de irmos até a praia de Copacabana fazer um alerta dos perigos da exploração de petróleo em alto-mar. Ativistas com o corpo coberto por uma pasta simulando o petróleo chamavam a atenção de quem passava na orla naquela fria manhã de domingo.Alguns dos nossos ativistas estavam também com fantasias de animais marinhos.

Denunciamos a tragédia do Golfo do México, causada pela British Petroleum, alertando que podia ter acontecido (e pode vir a acontecer) aqui ou em qualquer lugar onde há extração de petróleo em águas profundas. Segurando banners com os dizeres “BP hoje, pré-sal amanhã”, “Cuidado com a sua praia” e “BP Risky business”, o grupo do Rio contou com a presença de voluntários de Belo Horizonte, Manaus, Porto Alegre e São Paulo e do colaborador Sidney Gusmão, que participou ativamente da manifestação.


(Nosso colaborador Sidney Gusmão segura a bola de futebol)

A atividade aconteceu simultaneamente no Rio de Janeiro, Salvador e Recife. O Greenpeace vê como um retrocesso o investimento feito pelo governo brasileiro no pré-sal e defende a mudança da matriz energética para fontes renováveis, como solar, eólica e biomassa. É urgente o início dessa transição.

Leia o relatório do Greenpeace (R)Evolução Energética: http://www.greenpeace.org/brasil/PageFiles/3757/cenario_brasileiro.pdf

Você pode conferir as fotos destas atividades aqui: http://picasaweb.google.com/greenpeace.rio

Anúncios

3 pensamentos sobre “O fim de semana foi de intensas atividades para o nosso grupo de voluntários!

  1. Muito bom, pena que Domingo não rolou sol mas, mesmo assim mandamos o recado!!!

  2. Mttt feliz com todas as atividades e com a integração do grupo!Que venham mais atividades como essas e logoooo! :)

  3. O final de semana foi intenso e muiiiito feliz. Pudemos resgatar nosso espírito ativista, engajando a população nas questões graves e urgentes, da preservação ambiental!Parabéns galeraa!!Renováveis já!!!

Escreva o seu comentário aqui. Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s