Greenpeace ▪ Voluntários do Rio de Janeiro

Grupo de Voluntários do Rio de Janeiro

É Agora ou Agora!

7 Comentários


“É agora ou agora”, será que esse tema, essa abordagem, não está tão direta quanto deve ser!? Pq uma das coisas que mais ouvi sobre a ação, foi que o Greenpeace fez besteira em ter parado o trânsito da ponte; que o engarrafamento aumentou a emissão de CO2; o mais absurdo foi que a mídia contratou pessoas para fazer testes e comprovar essa emissão…Ao invés disso, pq não fazem matérias, campanhas, para mostrar ao povo o quão importante é uma carona, um transporte público, uma pedalada, caminhada…não! Pelo contrário, incentivam a população a ter mais carros particulares, aumentando assim a emissão de CO2 e causando mais e mais engarrafamentos!
Ou seja, td para pôr pra baixo a nossa ação! Galera, é agora ou agora mesmo, não é modo de dizer, não é brincadeirinha…é sério!! Como diz um trecho de uma música do Chico Buarque: “…morreu na contramão atrapalhando o tráfego…” É exatamente isso que tá sendo passado!
Paramos o trânsito pro aproximadamente 15 minutos, o engarrafamento foi feito mais por pessoas curiosas com o que estava acontecendo…10 horas após nossa ação, tanto no sentido Rio, qnt no sentido Niterói estava um trânsito bem lento…isso por causa da chuva, e isso ocorre constantemente, seja por causa da chuva, por carro parado, por acidente…e nem por isso a mídia vai ao público para reclamar, fazer testes de emissão de gases, culpam alguém…nada!!
É triste ver que tá sendo tomado esse caminho, que a população ainda não entendeu o poder da coisa, as mudanças que já estão acontecendo, o que está para acontecer…
Mas continuaremos nosso trabalho, alertando, cobrando, denunciando…espero que todos entendam seja qual for a ação!
Não temos tempo nem escolha: a crise climática é emergencial e exige medidas drásticas e radicais para abrir os olhos dos líderes mundiais, das empresas, dos cidadãos.O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente, disse uma vez o líder indiano Mahatma Gandhi. Continuaremos lutando por isso.
Anúncios

7 pensamentos sobre “É Agora ou Agora!

  1. Qualquer morador do Rio sabe que engarrafamento por aqui não é novidade. E exatamente como falaram, por qualquer motivo! Claro que a mídia, e consequentemente, a população iria cair em cima do GP por “entrar em contradição” com seus conceitos.Só que o engraçado é que quando ocorre esses engarrafamentos exorbitantes sem nenhum motivo aparente, ninguém questiona: “será que esse sistema de trânsito é realmente funcional?”As pessoas têm que ser incomodadas diretamente para começar a abrir os olhos para o mundo.E vamos levando, como sempre levamos! Não é a primeira vez, e nem será a última que seremos “atacados” pelo que quer que fizermos.É AGORA OU AGORA!

  2. Importante que tenhamos todos um lugar onde possamos expressar nossa alegria ou descontentamento.Pudera tivéssemos essa liberdade de expressão quando a Linha Vermelha é fechada devido à guerra urbana da polícia com bandidos, durante horas, deixando caóticas, engarrafadas, todas as vias de acesso à cidade; ou durante feriados onde o engarrafamento se estende desde a Ponte Rio/Niterói até Rio Bonito…etc.Amigos, o tempo acabou, É Agora, ou Agora!Abraços verdes.

  3. O lado positivo da parte negativa, é que agora os motoristas sabem que seus carros poluem e que parados em engarrafamentos poluem ainda mais. E quem sabe, de agora em diante tenhamos noticias do tipo:Temporal em São Paulo cria engarrafamento recorde e gera uma descarga de N toneladas de CO2 na atmosfera, prefeitura plantara 400 árvores para contornar o problema.

  4. Oi Matheus, sendo discordante ou não, é isso mesmo q eu acho q o Greenpeace quer, alertar as pessoas para o que está acontecendo…aí vai de cada um saber entender e separar as coisas para poder debater, expor idéias…Então, eu não acho que o GP tenha sempre cobertura favorável da mídia, algumas até que sim, mas outras..zero! Citando uma das matérias, não sei se vc sabe do caso de Caetité na Bahia, mas se não souber entra nese link…http://www.greenpeace.org/brasil/nuclear/noticias/den-ncia-agua-consumida-em-caNesse caso, soh foi passado matéria na Record, e jornais locais da Bahia, uma coisa que o Brasil todo tinha q ficar sabendo pra se alarmar contra as usinas!!Não sei se pode ser considerado um erro a escolha da ponte para a ação, tendo criado engarrafamento ou não, alarmou (de forma negativa que seja) algs pessoas…mas tinha q ser assim, não tinha outro jeito, temos que mostrar tanto em casa, no trabalho, na rua, q é agora ou agora…não temos mais tempo de esperar!!

  5. Olá, perdoem-me se serei uma voz discordante, mas não acho que seja correto demonizar a mídia neste caso. O Greenpeace tem, quase sempre, cobertura favorável da mídia em suas ações, e isso sempre contribuiu para que a média da população simpatizasse com a organização.O Greenpeace necessita da simpatia do público para sobreviver, seja porque é mobilizando o público que pode atingir seus objetivos, seja porque é o público quem financia o Greenpeace. Por isso temos que ser pragmáticos e entender que o custo/benefício de fazer ações que causem transtornos à população é baixo. O Greenpeace fez um erro de avaliação, pediu desculpas, bola para frente. Assumir os erros (como fizeram) sem criar outros culpados é também um sinal de maturidade.

  6. É, são os poderosos…muita coisa rola por trás disso tudo! Muita gente pode achar que um simples corte na declaração do Paulo Adário não vale de nada…mas juntando todas as peças, dá pra ver que tudo isso é interesse!! Mas vamos reverter essa história, mostraremos a todos que fecham os olhos pra não ver, a importância de qualquer ação ou atividade do GP!!

  7. Infelizmente, o Greenpeace não pode contar com a compreensão da maioria das pessoas e a mídia, de fato, fez de tudo para colocar pra baixo a ação e só mostrou o lado negativo, que foi o engarrafamento causado na ponte. A mídia, como sempre, exagerou! O engarrafamento teve outras causas como a chuva. Enfim, é agora ou agora! Estamos juntos!

Escreva o seu comentário aqui. Obrigado!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s